top of page

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar é uma tradicional instituição de ensino da Força Aérea Brasileira sediada em Barbacena (MG). Sua missão é preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

Classificada pelo Exame Nacional do Ensino Médio como a quarta melhor escola pública do Brasil, a EPCAR oferece anualmente 180 vagas para uma média 13.000 candidatos no concurso. Disputado e concorrido, é reconhecido como uma das provas de admissão mais difíceis do País.

Os alunos que concluírem, com aproveitamento, o CPCAR, terão direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Aqueles que desejarem ingressar na AFA, para realizar o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), poderão fazê-lo desde que sua classificação esteja dentro do número de vagas destinadas aos alunos concludentes do 3º ano do CPCAR e as condições de saúde, física e psicológicas atendam aos requisitos exigidos para ingresso no 1º ano do CFOAV. As vagas para o CFOAV destinadas aos alunos egressos do CPCAR serão estabelecidas pela Portaria do Comandante da Aeronáutica, não sendo assegurada a matrícula de todos os concludentes.

 

NASCENTE DO PODER AÉREO

A ESCOLA

/  HISTÓRIA

01

Com as duas Grandes Guerras e a criação da Força Aérea Brasileira percebeu-se um baixo nível acadêmico nos cadetes que ingressavam na então Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos.

Era necessário, portanto, uma instituição que formasse convenientemente futuros cadetes e, consequentemente, pilotos de qualidade. Em 21 de Março de 1949, o presidente da República, Eurico Gaspar Dutra criou, no Ministério da Aeronáutica, pelo Decreto 26.514, o Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar (CPCAR). No ano seguinte a instituição seria renomeada para o nome atual, passando a ser "CPCAR" o curso ministrado na EPCAR.

 

/  INFRAESTRUTURA

02

A EPCAR dispõe de um amplo quartel sediado na área urbana de Barbacena. Em seu interior há uma série de seções e órgãos de Infantaria e Intendência, responsáveis pela segurança e pela administração da Escola.

No âmbito do Corpo de Alunos tem-se um grande Refeitório (rancho) capaz de servir mais de 600 alunos simultaneamente; pelas tradições da EPCAR e pelo princípio da Hierarquia, o Terceiro Esquadrão é sempre o primeiro a se servir. São servidas ao todo seis refeições ao aluno ao longo do dia (café da manhã, matutino (colação), almoço, vespertino (lanche), jantar e ceia), que devem ser requisitadas previamente pelo militar. Há ainda ranchos separados para Soldados, Sargentos e oficiais.

Há ainda duas lanchonete comerciais, uma atendendo o Corpo de Alunos e outra, o Batalhão de Infantaria (BINFA) e a Polícia da Aeronáutica de Barbacena.

Os Primeiro e Segundo Esquadrões vivem num prédio comum, que congrega dois grandes alojamentos, cada um com centenas de camas. Os alunos do Terceiro Esquadrão, especificamente, ficam alojados em apartamentos de 6 a 8 pessoas denominado H-8, um prédio a parte. Talvez o principal logradouro da Escola seja o Pátio da Bandeira, onde ocorre as principais cerimônias militares e, diariamente, a Parada Diária e Passagem de Serviço de Aluno-de-Dia ao Corpo de Alunos.

Há uma desenvolvida estrutura esportiva, com amplo ginásio poliesportivo, estádio olímpico, piscina olímpica, stand de tiros, pistas de atletismo, lançamento de granada, salto em distância, arremesso de dardo, quadras desportivas diversas, academia, tatame de judô, pista de esgrima, setores de xadrez, entre muitos outros.

Conta também com o Hospital da EPCAR (HEPCAR), atendendo toda a comunidade militar e suas famílias da região (incluindo a Polícia Militar de Minas Gerais); um moderno centro odontológico e um centro de fisioterapia.

Há ainda diversas áreas de convivência, lazer, bosques, jardins e capela. A EPCAR dispõe de um auditório de grandes dimensões, caldeira industrial, diversas reservas de material bélico, além de toda a sua estrutura administrativa, pedagógica (biblioteca, salas de aula informatizadas, salas digitais de pesquisa) e de Comando aqui não citada.

03

/  EXAME DE ADMISSÃO

O Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (EA CPCAR) ocorre anualmente e tem cinco fases. Inicialmente exame de escolaridade (provas de Matemática, Língua portuguesa, Língua inglesa e Redação na língua portuguesa ), seguido de rigorosa Inspeção de Saúde (Inspsau) com vistas à carreira aérea, Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Aptidão do Condicionamento Físico (TACF) e, por fim, o Estágio de Adaptação (EAD).

Os candidatos que atenderem média do exame de escolaridade (50% em cada prova) e ficarem dentro do número de convocados, prosseguem no exame, realizando o Inspsau e EAP.

Os remanescentes realizam então o TACF, seguindo se aprovados para o EAD já na EPCAR.

O candidato aprovado dentro das vagas nos quatro primeiros exames pode matricular-se no CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar) e se tornará aluno da EPCAR após o Estágio de Adaptação.

04

/  ESQUADRÕES

O CPCAR, bem como o Corpo de Alunos, é dividido em três esquadrões onde prevalece o militarismo e as máximas de Disciplina e Hierarquia. Um aluno do Terceiro Esquadrão (3º ano) é, portanto, superior a todo o efetivo dos Primeiro e Segundo Esquadrões.

Extraoficialmente os esquadrões podem ser designados por turma. Cada turma congrega, assim, todos os aprovados no EA CPCAR de seu respectivo ano de entrada na Escola.

Nota: Na EPCAR, bem como também na AFA, o ano dos esquadrões é descrito como o ano de entrada, e não como ano de formatura, como é tradição em outras instituições.

 

O CURSO

01

/  CPCAR

O CPCAR tem duração de três anos e é equivalentes ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino. O curso abrange instruções nos Campos Geral e Militar e é ministrado sob o regime de internato.

 

1° Esquadrão (1° ano do CPCAR)

 

Geral: Língua portuguesa e Literatura, Língua inglesa, Matemática, Química, Biologia, História, Psicologia, Filosofia, Sociologia e Educação Física.

 

Militar: Doutrina, Higiene e Primeiros socorros, Conduta Social, Hinos Cívicos e Militares, Legislação Militar I (RCONT), Legislação Militar II (RISAER e RDAER), Ordem Unida, Exercícios de campanha (Marcha de meio dia) e Treinamento Físico (diversas modalidades desportivas).

 

2° Esquadrão (2° ano do CPCAR)

 

Geral: Língua portuguesa e Literatura, Língua inglesa, Física, Matemática, Química, Educação Física, História, Filosofia, Sociologia, Desenho e Geografia.

 

Militar: Doutrina, Segurança do Trabalho, Ordem Unida, Armamento, Munição e Tiro, Exercícios de campanha (Bivaque de dois dias), Treinamento físico (diversas modalidades desportivas), Poder Aeroespacial, Sobrevivência, Profissão Militar e Forças Armadas e Auxiliares.

 

 

3° Esquadrão (3° ano do CPCAR)

 

Geral: Língua portuguesa e Literatura, Língua inglesa, Língua espanhola, Física, Matemática, Química, Educação Física, História, Filosofia, Sociologia e Geografia.

 

Militar: Doutrina, Segurança do Trabalho, Ordem Unida, Armamento, Munição e Tiro, Exercício de campanha (Acampamento de cinco dias), Treinamento Físico (diversas modalidades desportivas), Sobrevivência, Higiene e Primeiro Socorros, Aeronáutica e Legislação Militar III.

 

/  ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO - EAD

02

É um período de instrução de aproximadamente 20 (vinte) dias corridos, em regime de internato, contados a partir da data do início do Curso, o qual faz parte do estágio probatório para verificação da aptidão ao regime militar, estando inserido na instrução do Campo Militar.

O estágio de adaptação (EAD) à vida militar é o primeiro impacto que o candidato (às vezes denominado estagiário) recebe ao chegar na EPCAR. Penosas noites, exercícios pesados, acionamentos corretivos e muita pressão fazem parte do período.

/  ROTINA

03

A EPCAR submete o aluno a uma rotina extenuante ao longo do dia, mesmo após o EAD. Além dos eventos cotidianos, existem missões esporádicas como exercícios de campanha (Marcha no primeiro ano, Bivaque no segundo e Acampamento de cinco dias no terceiro), cerimônias militares (desfile de 7 de Setembro, desfile do Dia dos Aviadores, desfile de Juramento ao Código de Honra, etc) e a escala de serviço (há dezenas de serviços diferentes). O alunos estão ainda submetidos a exercícios de vivacidade não-programados, acionamentos corretivos, corridões externos, entre outros. O pré-cadete de mal comportamento também está sujeito a punições militares que variam de Prontidão mental à Desligamento a bem da disciplina.

 

Segue a rotina do Corpo de Alunos tal qual em 25 de Julho de 2014:

  • 06:00h - Alvorada

  • 06:10h às 06:40h - Café da manhã

  • 06:40h - Formatura de início das atividades matutinas

  • 07:00h às 09:35h - Três tempos de instrução científica (cada aula tem duração de 45 minutos e há intervalos de 10 minutos entre cada)

  • 09:35h às 10:00h - Intervalo de aulas ("Intervalão")

  • 10:00h às 11:40h - Mais dois tempos de instrução científica, com intervalo de 10 minutos entre eles

  • 12:00h - Parada Diária e Passagem de Serviço de Aluno-de-Dia ao Corpo de Alunos

  • 12:30h às 13:30h - Intervalo de Almoço

  • 13:45h às 15:25h - Mais dois tempos de Instrução Científica / Instrução Militar / Dedicado ao Comando do Esquadrão ou ao Corpo de Alunos.

  • 15:50h - Formatura para início da Educação Física

  • 16:00h às 17:30h - Educação Física (Treinamento Físico Profissional Militar)

  • 16:00h às 18:00h - Educação Física (Atletas / Equipes N.A.E.)

  • 18:00h às 18:45h - Jantar Geral

  • 18:15h às 19:00h - Jantar Atletas

  • 19:10h - Formatura do Recolher / Pernoite

  • 21:00h às 21:30h - Ceia

  • 22:00h - Silêncio

 

bottom of page